terça-feira, 7 de julho de 2009

Carro reflete a personalidade do dono, diz estudo

Visual do veículo tem relação com comportamento do motorista.

Dennis Slice, professor de Ciências da Computação da Universidade Estadual da Flórida (FSU), nos Estados Unidos, em parceria com pesquisadores da Universidade de Viena, está desenvolvendo uma pesquisa para mostrar que os carros refletem a personalidade dos seus proprietários por serem parecidos com o rosto humano quando vistos de frente.

Foto: Phil Coale/AP
Dennis Slice, professor da Universidade Estadual da Flórida, analisa a personalidade do Volkswagen Beetle


Adesivos de borboletas na parte frontal, flores no painel e uma pintura verde-limão confirma a percepção de Slice sobre um Volkswagen Beetle estacionado em frente à universidade onde trabalha. Slice afirma que a carroceria em curvas, os faróis arredondados e as linhas do capô do Beetle remetem a um sorriso de uma mulher ou uma criança. “Este é o típico carro bonitinho, não dominante nem agressivo”, diz.

Foto: Divulgação
Mitsubishi Eclipse reflete personalidade dominante, segundo a pesquisa

Três carros estacionados perto do Beetle ofereciam exemplos opostos de personalidade: Mitsubishi Eclipse, Ford Mustang e Dodge Charger praticamente exalam testosterona. As grelhas compridas e faróis relativamente estreitos dão a estes automóveis um ar bem mais masculino. Cada um projeta uma personalidade madura, agressiva e dominante, segundo o pesquisador.

“Este é um carro pronto para cuidar de negócios”, disse Slice em frente a um Eclipse. "Você não vai querer brincar com este carro".

Foto: Divulgação
Ford Mustang também representa agressividade

Slice e seus colegas de Viena esperam que a pesquisa que estão desenvolvendo possa um dia ajudar os designers a definir quais partes do veículo (faróis, grelhas ou parabrisas) eles podem mudar para tornar as características visuais do carro mais atrativas para cada tipo de cliente.

De acordo com o pesquisador, a ideia de ver rostos em objetos inanimados é parte de um instinto de sobrevivência. Ele cita como exemplo o trânsito nas grandes cidades. Quando o motorista
enxerga um veículo com visual mais agressivo se aproximando pelo retrovisor a tendência é abrir passagem para o carro. Ou se vê um automóvel com olhar mais inofensivo tentando entrar no meio do tráfego, pode até ajudar o motorista a conseguir um espaço entre os carros maiores.

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