quarta-feira, 20 de maio de 2009

Documento de carro é emitido com data de 1909

Documentação errada impede dona de usar carro de 1993.
Caso foi parar o Denatran, em Brasília.

Do G1, com informações do SPTV

Imagine comprar um carro e ter de deixá-lo parado, sem nem poder dar um passeio. Tudo por causa de problemas na documentação. Foi o que aconteceu com a dona de um automóvel em São Paulo. Há mais de um ano ela enfrenta a burocracia para tentar tirar ao carro da garagem. O documento emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) diz no campo dedicado ao "ano de fabricação" que o veículo é de 1909. Se no começo do século passado chegasse um carro com ar condicionado, direção hidráulica e vidro elétrico iriam pensar que ele veio do futuro.

Na verdade, o carro foi fabricado em 1993, como mostra o documento do antigo dono. Quando a nova proprietária foi fazer a transferência para o nome dela começou toda a confusão.

"Na hora de fazer a transferência, o despachante entrou em contato comigo dizendo que teve problema no Detran e que não tinha previsão para me enviar esta documentação", afirma Ayeska Domingues, que é consultora de informática. "Isso foi em fevereiro de 2008. O problema era que o ano do meu carro foi cadastrado como 1909."

Foto: TV Globo/Reprodução
Registro do veículo aparece com data de 1909

O ano de 1909 aparece no documento de consulta pelo Renavam e também na base de índice nacional. Por causa do ano alterado, a proprietária já foi atrás de ajuda. "Eu fui ao Detran, fui ao despachante, fui ao juizado de pequenas causas, à delegacia", diz a dona do veículo. "Recorri a todos os setores públicos que você possa imaginar. A resposta que eu tive, da atendente do Detran, foi que eu entrasse com um advogado e fosse até Brasília para ver se conseguiria pressionar o Denatran. Então é uma coisa de um joga pro outro e ninguém resolve o caso."

O carro foi comprado há um ano e meio. O pagamento foi dividido em 36 vezes. A proprietária já pagou 18 prestações e nem sabe dizer quantas vezes entrou em contato com o Detran.

"Eles dizem que deram andamento ao processo, que enviaram esta documentação para o Denatran em Brasília e que esta documentação volta para o Detran", afirma. "Eles enviaram três vezes e a documentação voltou pela terceira vez. Sempre errada."

Por causa do ano alterado, ela não consegue fazer o licenciamento do veículo. Impedida de sair com o carro novo, a bateria descarregou e os pneus murcharam. Quando decidiu levar o carro a um posto de combustíveis na esquina de casa, veio a pior parte.

"Bateram no meu carro no meio da Avenida 23 de Maio, perto do aeroporto (de Congonhas). Congestionou tudo, pararam todos os carros, chamaram a polícia. Quando o policial pediu a documentação, eu não tinha os documentos. Ele simplesmente falou vamos guinchar seu carro porque ele não está licenciado. Chegaram a chamar o guincho, mas não sei o que aconteceu, ele falou vamos lhe aplicar uma multa, eu vou ficar com esse documento antigo."

Foto: TV Globo/Reprodução
Carro de 1993 ao lado de um legítimo veículo de 1909

A resposta do Detran

Por e-mail, o Detran afirmou que nunca deixou de esclarecer o que ocorre com a documentação do carro e que, em seus registros, não há qualquer irregularidade. O Detran afirma que o problema está no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília, e que na base de dados o ano de fabricação está mesmo errado.

O Denatran, por sua vez, disse que um funcionário vai analisar toda a documentação que o Detran-SP enviou e, se estiver tudo certo, a mudança será rápida. Mas o órgão não deu um prazo para tudo se normalizar.

0 comentários:

Postar um comentário