quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vendas caem em abril; Siena sobe, e mais caros deixam top 10

UOL Carros - Top 10 Mês de Abril

As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no país recuaram em abril, fazendo o setor acumular queda nos quatro primeiros meses do ano. As vendas declinaram 13,64% em abril sobre março, para 234.382 unidades, informou a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nesta terça-feira (5).

"Nós já tinhamos dito que no mês de março o volume enorme de veículos daquele mês não era factível de ser mantido ao longo de 2009", disse o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze. Para ele, o resultado do mês passado "foi uma conquista, porque o mês de março ficou fora da curva".

A Fenabrave informou no início de abril que as vendas no mês anterior foram as melhores da história para um mês de março, a 271.393 unidades. O movimento foi em parte apoiado na expectativa dos consumidores de fim de redução do IPI, marcada para o final do mês, mas que acabou sendo prorrogada pelo governo até o final de junho.

"O IPI foi um indutor; se analisarmos, não foi um desconto tão grande assim. Quem não pode comprar não vai comprar por causa de um desconto de R$ 1.000", disse Reze, que evitou comentar sobre nova prorrogação da queda no imposto. Na comparação com abril de 2008, as vendas do mês passado registraram baixa de 10,3%. Já nos quatro primeiros meses do ano, as vendas declinaram 0,73% sobre igual período do ano passado, para 902.701 unidades.

A Fenabrave manteve projeção de alta de vendas de 3,13% em 2009 num cenário favorável. Já num cenário desfavorável, com escassez de crédito e restrição na demanda, a previsão é de queda de 3,09% nas vendas anuais.

Sobre o cenário atualmente trabalhado pela Fenabrave, Reze afirmou que "os bancos estão oferecendo crédito para os consumidores e os consumidores estão interessados em comprar; é o que você pode chamar de um cenário de normalidade. Mas é preciso ter o pé no chão, porque o setor não opera como as bolsas".

MODELOS
Como acontece há mais de 20 anos, o Volkswagen Gol foi o carro mais vendido no Brasil em abril, emplacando 22.603 unidades -- menos que em março. Nas cinco primeiras posições do ranking, a supresa foi o sedã compacto Fiat Siena, que chegou à sexta posição com 9.255 unidades vendidas, desbancando a dobradinha Corsa Sedan/Classic. Normalmente o carro da marca italiana fica em sétimo lugar. É um dos mais estáveis do ranking.

Outro carro que ascendeu foi o Ford Ka, que voltou a figurar entre os dez mais -- na última posição -- com a queda do seu primo de marca, o Fiesta hatch. Modelos mais caros, que volta e meia mordem posições no ranking, entre eles os Honda Fit e Civic e o Toyota Corolla, assim como o Ford EcoSport, desta vez não conseguiram figurar entre os mais emplacados.

Veja a seguir os 15 primeiros colocados em vendas no mês de abril; os números entre parênteses são os totais acumulados no ano:

1º) Volkswagen Gol - 22.603 (89.451)
2º) Fiat Palio - 16.297 (59.457)
3º) Fiat Mille - 13.809 (51.564)
4º) Volkswagen Fox/CrossFox - 11.553 (39.774)
5º) Chevrolet Celta - 9.762 (38.026)
6º) Fiat Siena - 9.255 (27.243)
7º) Chevrolet Corsa Sedan/Classic - 9.187 (39.287)
8º) Fiat Strada - 7.009 (19.576)
9º) Volkswagen Voyage - 6.904 (23.099)
10º) Ford Ka - 6.435 (24.388)
11º) Ford Fiesta hatch - 6.092 (24.101)
12º) Chevrolet Prisma - 4.698 (17.056)
13º) Honda Fit - 4.645 (16.107)
14º) Toyota Corolla - 4.201 (14.999)
15º) Honda Civic - 4.199 (17.626)

MONTADORAS
Na participação de mercado de cada montadora, ocorreu em abril um virtual empate entre Fiat e Volkswagen no que se refere aos veículos de passeio, com fatias de 26,72% e 26,17%, respectivamente. A General Motors recuou para 18,67%, e a Ford está na casa dos 10,21%. Sofreram um encolhimento em seus números as montadoras que vêm em seguida: Honda (4,89%), Renault (3,77%) e Citroën (2,62%).

Entre os comerciais leves, a Fiat lidera com folga, seguida de General Motors, Ford e Volkswagen.

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