Assim como o Livina, minivan de 7 lugares é fabricada no Brasil.
Próximo lançamento da marca será o sedã Sentra com motor flex.
Modelo chega em 4 versões: duas manuais que partem de R$ 54.890 e duas automáticas a partir de R$ 59.490
Três meses após o lançamento do Livina, a Nissan apresentou nesta quarta-feira (24) o Grand Livina 1.8. O monovolume de sete lugares começa a ser vendido a partir de R$ 54.890, com câmbio manual, e parte de R$ 59.490 na versão automática. Os preços divulgados já estão com o desconto do IPI que pode ser prorrogado no começo de julho.
Com 4.42 m, Grand Livina é 24 cm maior que o Livina, mas entre eixos de 2.60 m é igual
O Grand Livina, que assim como o Livina é produzido na fábrica da Renault em São Jose dos Pinhais (PR), chega para disputar espaço no defasado mercado de minivans. Pelo preço, o modelo tem como concorrentes Chevrolet Zafira 2.0 (R$ 62.501), Citröen Xsara Picasso 2.0 (R$ 56.650) e Renault Grand Scénic 2.0 (R$ 73.300). A versão de entrada sai de fábrica com ar-condicionado, airbag para motorista, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, CD player, direção elétrica e travamento central das portas.
Motor 1.8 flex é o mesmo que equipa o Livina e o hatch Tiida
Já o modelo SL, topo de linha, vem de série com ar-condicionado automático digital, bancos e volante revestidos em couro, faróis de neblina, travamento automático das portas, airbag duplo, ABS com EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) e rádio com entrada auxiliar para tocadores de MP3, seis alto-falantes e dispositivo que permite a abertura das portas e a partida do motor a distância. A expectativa da marca é de que a versão SL automática, com preço sugerido de R$ 65.380, seja a mais vendida entre as quatro configurações disponíveis e deverá representar 30% do total de vendas.
Interior traz acabamento superior ao do monovolume de cinco lugares
A minivan de sete lugares divide a mesma plataforma do Livina, mas tem 4,42 m de comprimento, 24 cm a mais do que o monovolume de cinco lugares. A capacidade do porta-malas, com todos os bancos levantados, é de 123 kg. Com a terceira fileira rebatida, é possível carregar até 607 litros. De acordo com a fabricante, há 64 possibilidades de configurações do interior e todos os assentos são bipartidos, reclináveis, deslizantes e rebatíveis.
Todos os assentos são bipartidos, reclináveis, deslizantes e rebatíveis
O motor é o mesmo do Livina e do hatch Tiida. Produzido no México, o propulsor flex de 1.8 litros e 16V gera 125 quando abastecido com gasolina e 126 cv com álcool. Segundo a Nissan, o consumo médio com o câmbio manual é de 11,4 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Com álcool o gasto é de 6,9 km/l e 9,4 km/l, respectivamente.
Sentra flex
A estimativa da Nissan é comercializar 1.500 unidades do Grand Livina nos próximos seis meses, cerca de 250 unidades por mês. A minivan de sete lugares é o terceiro lançamento da marca este ano no Brasil que deve lançar mais dois modelos até o final de 2009. A próxima novidade a chegar por aqui é o sedã Sentra com tecnologia flex que está previsto para o último trimestre do ano.
No entanto o lançamento mais aguardado da Nissan no Brasil é um carro popular já anunciado pelo presidente da Nissan Mercosul, Thomas Besson. “O modelo de entrada ficará entre R$ 30 e R$ 40 mil e será lançado antes de 2012”, diz Besson. “Com ele esperamos expandir a oferta de carros da marca no país e aumentar a cobertura no mercado que hoje é de 30% para 90%”, afirma Besson. No ano passado a fabricante comercializou 17.400 unidades e a estimativa para este ano é chegar a 25 mil.
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