sexta-feira, 19 de junho de 2009

NY tem os motoristas mais agressivos


Carsale - Um estudo realizado recentemente nos Estados Unidos revelou que a cidade de Nova York é a que concentra os motoristas mais agressivos daquele país. De acordo com a pesquisa Road Rage Survey - algo como Estudo Sobre Agressividade no Trânsito, em português -, elaborada pela empresa de consultoria e marketing Affinion Group, as reações dos motoristas nova-iorquinos às barbeiragens ajudaram a colocar a cidade no topo da lista dos 25 maiores centros urbanos norte-americanos. Nova York, que no ano passado havia sido eleita a terceira cidade do ranking, desbancou Miami, líder nas três edições anteriores do estudo.

Em entrevista à agência de notícias Reuters, o consultor Michael Bush afirmou que os motoristas de Nova York são os mais suscetíveis a gesticular, acionar a buzina e fazer gestos obscenos no trânsito. As cidades de Dallas e Fort Worth, ambas no Texas, sul do país, empataram na segunda colocação. Detroit, no Michigan, e Atlanta, na Geórgia, respectivamente norte e sudeste dos EUA, ficaram com o terceiro e quarto lugares. E, empatadas em quinto, estão Minneapolis e St. Paul, ambas no Estado do Minnesota, norte do país.

Ao ser questionada sobre as principais causas da agressividade no trânsito, a maioria dos entrevistados atribuiu o problema a fatores como falta de atenção de outros motoristas, condutores guiando em alta velocidade ou muito perto da traseira de outros veículos, falando ao telefone celular ou ainda gesticulando obscenamente. Pessoas de mau humor, estressadas, frustradas com algo ou cansadas também foram relacionadas como agentes provocadores de situações agressivas, assim como motoristas apressados ou impacientes, congestionamentos ou vias em péssimo estado de conservação.

E quando o assunto é o comportamento de outros motoristas, 84% dos entrevistados revelaram que ficam aborrecidos ao ver condutores falando ao telefone celular no trânsito todos os dias. Pessoas guiando em alta velocidade (58%), andando muito perto da traseira de outro carro (53%), comendo ou bebendo enquanto dirigem (48%), e lendo ou enviando mensagens pelo celular (37%) também foram apontadas como causas da tensão no trânsito. Os participantes do estudo relataram também que todos os dias presenciam motoristas aplicando ou sofrendo fechadas (43%), se maquiando, barbeando ou lendo ao volante (27%), freando bruscamente (25%) e avançando sinais vermelhos (22%).

Ainda de acordo com o estudo, 43% dos motoristas pesquisados admitiram que buzinam para responder a uma provocação de outro condutor, enquanto 36% apelam para o xingamento. Mostrar o punho fechado (13%), fazer gestos obscenos (10%) e chamar a polícia (75) também foram as outras formas de resposta apontadas pelos entrevistados. Colidir o carro de propósito após uma troca de ofensas foi a opção indicada por 1% dos pesquisados.

O estudo também elegeu as cinco cidades com os motoristas menos agressivos. A primeira da lista é Portland, no Estado do Oregon, na costa leste do país, seguida por Cleveland (Ohio), Baltimore (Maryland), Sacramento (Califórnia) e Pittsburgh (Pensilvânia). Ao todo, 2.518 pessoas foram entrevistadas em 25 estados norte-americanos.

0 comentários:

Postar um comentário