Viagem de ida de SP até Taubaté custava R$ 27 e passa a valer R$ 16.
Novo preço vale a partir desta quinta com entrada de concessionária.
Desde a meia-noite desta quinta-feira (18) começou a valer o novo preço dos pedágios nas rodovias Carvalho Pinto e Ayrton Senna, que ligam São Paulo a Taubaté, a 140 quilômetros da capital paulista. A redução é de 40,74% ou R$ 11. O preço da viagem toda, passando por quatro cabines de cobrança, era de R$ 27 e caiu para R$ 16.
Boa para o consumidor, a mudança ocorre por causa da entrada da nova concessionária, a Ecopistas, que tem contrato para administrar as rodovias por 30 anos. O acordo foi firmado oficialmente com o governo de São Paulo na noite da quarta-feira (17) em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede da administração estadual.
Apesar da queda das tarifas, o preço valerá apenas até 1º de julho, quando haverá reajuste de aproximadamente 5% pelo pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). "Isso já estava previsto no contrato", afirmou o secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, na quarta.
Redução
De acordo com a assessoria de imprensa da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a redução da tarifa será nas quatro praças do pedágio.
No km 32,9 da Ayrton Senna (altura de Itaquaquecetuba), o pedágio cai de R$ 8,60 para R$ 4,40. No km 57,8 (altura de Guararema), passa de R$ 8,60 para R$ 4,20. Já na Rodovia Carvalho Pinto, o pedágio no km 92,5 (São José dos Campos) será de R$ 4,20, ante os R$ 4,90 cobrados atualmente. Em Caçapava, no km 114, a variação é quase a mesma: tarifa passa de R$ 4,90 para R$ 3,20.
Inicialmente, a assessoria da Artesp havia informado que o reajuste seria de 41,5% e que os pedágios em São José dos Campos e Guararema seriam de R$ 4,10. Os valores foram corrigidos.
Obras
Arce explicou que o aumento no preço dos pedágios no início de julho vale para todas as rodovias do estado. "Esse foi um dos lotes que teve maior deságio. Foi fruto de competição", comentou o secretário ao falar sobre a empresa vencedora, que pagou de outorga pela concessão o equivalente a R$ 600 milhões.
O investimento vai ser de R$ 900 milhões em obras de ampliação e modernização das rodovias, que incluem, trechos da Marginal Tietê. Entre as mudanças nas estradas estão o prolongamento de 6,8 km da Carvalho Pinto até Taubaté, e a construção de uma faixa da Marginal Tietê nos dois sentidos entre a Ponte do Tatuapé e o viaduto General Milton Tavares de Souza, no Jardim Jaú, Zona Leste.
Além disso, segundo Marcelino Rafart de Seras, diretor da EcoRodovias (empresa dona da Ecopistas), haverá nova pavimentação e sinalização com placas. Cerca de 300 funcionários foram treinados para trabalhar a partir desta quinta nas duas rodovias.
Seras explicou ainda que, além das pistas marginais, um trecho da Ayrton Senna vai receber, de cada lado, uma pista local para melhorar a fluidez do trânsito. Outra mudança na forma de cobrar o pedágio deve ocorrer nos próximos 6 meses.
"Vamos cobrar dos dois lados das rodovias", disse de Seras, acrescentando que não haverá aumento no preço. Hoje, o pedágio em todo o trecho até Taubaté é pago somente na ida. O valor novo seria de R$ 8 na ida e mais R$ 8 na volta, chegando aos R$ 16 que serão cobrados agora.
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