quarta-feira, 29 de julho de 2009

GPS pode ajudar motorista a fazer a curva

Nissan testa sistema que une navegador, acelerador e freios.
GPS aciona o procedimento de redução de velocidade antes da curva.


A Nissan vai estrear dois novos sistemas de controle de direção para auxiliar o motorista a ter o domínio do carro em viagens por estradas sinuosas. O pedal do acelerador inteligente, que coopera com o sistema de navegação, e a assistência ativa de estabilidade. Ambos auxiliam os motoristas a fazer curvas mais suavemente ao sincronizar os sistemas de navegação, do motor, dos freios e da direção. O assistente de controle de distância reúne as informações contidas no navegador GPS e as transfere ao sistema de aceleração e freios do carro.

O pedal inteligente faz a conexão entre o controle de distância do veículo e os dados dos mapas de navegação, com informações em tempo real, para ajudar o motorista desacelerar ou frear o carro assim que entra em uma curva. Quando surge um curva à frente no mapa do GPS, o sistema aciona uma energia que reduz a pressão sobre o acelerador do veículo diminuindo a sua velocidade. Em seguida, o sistema freia levemente o carro antes dele entrar na curva.

O segundo sistema, chamado de assistente ativo de estabilidade, ajuda a sincronizar o dispositivo de freios com a direção e a resposta do motor. O equipamento ajuda no bom funcionamento do veículo. O sistema distribui a força para cada uma das quatro rodas em função do raio da curva, permitindo ao condutor ter um melhor controle do carro.

Os dois sistemas serão introduzidos no novo Nissan Fuga que será lançado no mercado japonês em setembro.

0 comentários:

Postar um comentário