Utilitário esportivo se posiciona entre modelos Sport e Full.
Veículo para até 7 pessoas vai disputar mercado com Toyota SW4.
Pajero Dakar chega às lojas em agosto
A Mitsubishi Motors apresentou nesta quarta-feira (22) o seu mais novo produto para o mercado brasileiro, o utilitário esportivo Pajero Dakar. O veículo com motor a diesel (3.2 16V de 165 cv) será vendido a partir da primeira semana de agosto com preço sugerido a partir R$ 152.990 na versão com câmbio mecânico de cinco velocidades e R$ 159.990 com câmbio automático de quatro velocidades.
O Pajero Dakar vai disputar mercado com o Toyota Hilux SW4 SRV (R$ 154,1 mil), e traz como principais diferenciais a tração 4x2 para uso urbano e um sistema de transmissão sequencial. A Mitsubishi aposta em uma média de vendas de 300 unidades do modelo por mês. A empresa não pretende ter a versão a gasolina, e admite a possibilidade futura de ter uma versão bicombustível do modelo.
O modelo chega para completar uma lacuna de mercado entre os outros utilitários esportivos da Mitsubishi, o Pajero TR4 (na faixa de R$ 70 mil), Pajero Sport Flex (R$ 110 mil), Pajero Sport Diesel (R$ 120 mil) e Pajero Full Diesel (R$ 190 mil). Produzido na Tailândia e vendido em países como Rússia, Filipinas e no Oriente Médio, o carro teve calibração de suspensão e motor adequados ao diesel usado no Brasil e às condições de pista no país.
A Mitsubishi optou por usar o nome Dakar em homenagem ao desempenho da marca no famoso rali Paris-Dakar, no qual obteve 12 vitórias em 12 participações.
Pajero Dakar é o quinto da linha da Mitsubishi
De acordo com a montadora, o Pajero Dakar tem consumo de 11,2 km/l de diesel na estrada a 120 km/h, e no uso urbano o consumo é de 8,3 km/l. O carro combina equipamentos para uso off-road com o conforto do uso urbano. “Dá para o motorista enfrentar o ‘off-road’ das cidades, com as lombadas, asfalto ruim e ruas alagadas pelas enchentes”, destaca o diretor de engenharia e planejamento da Mitsubishi Motors, Reinaldo Muratori.
A Mitsubishi aposta que 90% das vendas vai se concentrar na opção com câmbio automático da Pajero Dakar. O sistema de transmissão traz uma opção de modo sequencial para troca das marchas. De acordo com a empresa, o sistema registra o modo de dirigir do condutor na hora de esticar ou encurtar a troca de velocidade.
Interior do Pajero Dakar
O carro tem quatro opções de tração: 4x2 (uso urbano); 4x4 AWD (para uso na estrada com piso escorregadio); 4x4 com diferencial central bloqueado, para andar na lama, areia e em outras condições off-road; e 4x4 reduzida, para obstáculos mais radicais. A suspensão com barras estabilizadoras e braço triangular na dianteira permite isolar a vibração do terreno da cabine de passageiros.
O modelo tem porta malas de 115 litros na configuração para sete pessoas. Os bancos das fileiras central e traseiras podem ser retirados aumentando esta capacidade de volume para 1.160 litros para cinco lugares e 1.920 litros quando se retira as duas fileiras.
Motor 3.2 16V a diesel tem 165 cv
A Mitsubishi dá três anos de garantia no modelo. De acordo com a montadora, o seguro anual do Pajero Dakar para um perfil masculino de 40 anos baseado em São Paulo será de R$ 5,5 mil.
0 comentários:
Postar um comentário