quarta-feira, 29 de julho de 2009

Nissan apresenta carro elétrico e revela ambição de liderar segmento

Protótipo EV-11 deve virar carro comercial já no ano que vem.
Modelo leva baterias sob o assoalho e tem autonomia de 160 km.


Foto: Koji Sasahara/AP
Veículo elétrico é carregado em posto de abastecimento e estará nas lojas do Japão no ano que vem

A Nissan apresentou nesta segunda-feira em Yokosuka, subúrbio de Tóquio, no Japão, seu novo carro elétrico , silencioso e com zero de emissão de poluentes. Construído na carroceria do compacto Tiida, o Nissan EV-11 terá um novo design para ser comercializado em breve.

“A Nissan será líder em veículos não-poluentes”, disse o chefe de operações da empresa, Toshiyuki Shiga, durante o test-drive do EV-11. O carro começará a ser vendido no Japão e nos Estados Unidos em 2010. A Nissan planeja fazer uma produção global em massa dos modelos “ecológicos” em 2012. Até lá, a Nissan vai produzir 100 mil unidades do veículo em sua fábrica no Japão para atender ao mercado interno e também para exportação.

Foto: Koji Sasahara/AP
Baterias do carro elétrico ficam debaixo do assoalho

A montadora recebeu um empréstimo de US$ 1,6 bilhão do Departamento de Energia dos Estados Unidos para modificar a fábrica de Smyrna, no Tennessee, para produzir carros e baterias a partir de 2012.

O carro apresentado nesta segunda-feira utiliza baterias de íon-lítio que são colocadas abaixo do assoalho para permitir mais espaço para passageiros e bagagem. A bateria é recarregado enquanto o carro está em movimento, estendendo a autonomia para 160 km com carga cheia, de acordo com a Nissan, o que representa o dobro da autonomia em relação ao carro Hypermini que a empresa introduziu em 1998.

O protótipo praticamente não emite sons enquanto está em movimento. Por isso, a Nissan estuda maneiras de alertar os pedestres, principalmente os deficientes visuais, da aproximação do veículo.

A Nissan se comprometeu a resolver o outro grande obstáculo para a proliferação dos veículos elétricos - o preço. Em junho, a Mitsubishi lançou o elétrico i-MiEV por US$ 48.300, e reconheceu que talvez seja um carro caro para a maioria dos consumidores.

Outras montadoras, incluindo a norte-americana Tesla Motors, estão desenvolvendo carros elétricos esportivos. A Toyota já declarou que pretende vender veículos elétricos nos Estados Unidos em 2012.

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