quinta-feira, 23 de julho de 2009

Vendas globais da GM despencam 22% no 1º semestre do ano

Período registrou a venda de 3,55 milhões de veículos no mundo todo.
Último trimestre teve aumento de 20% frente aos primeiros meses do ano.


Foto: Paul Sancya/AP
Fritz Henderson, presidente da GM

A General Motors divulgou nesta quarta-feira (22) os resultados do primeiro semestre do ano quando foram registrados 3,55 milhões de veículos vendidos. A queda é de 22% em comparação com o mesmo período de 2008.

A montadora afirmou que mesmo com a redução nas vendas, os últimos três meses de 2009 apresentaram um aumento de 20%, frente ao primeiro trimestre deste ano, totalizando 1,94 milhão de unidades comercializadas.

Durante o segundo trimestre, as vendas da GM fora dos Estados Unidos representaram 72% do número total, 7% a mais que no mesmo período de 2008, principalmente devido à queda de 32% (307 mil veículos) da demanda na América do Norte.

Na Europa, as vendas da Chevrolet aumentaram 40% na Alemanha, 101% na França, 120% na Turquia e 25% no Reino Unido, elevando a fração de mercado da GM para 9,2% durante o segundo trimestre.

Já na região da América do Sul, África e Oriente Médio, as vendas do segundo trimestre foram 21% menores que as de 2008. A Chevrolet (que após a reestruturação se transformou na principal marca da fabricante) foi responsável por 90% das vendas no período. Apesar da queda, a GM ganhou fração de mercado em nove países (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, Venezuela, Egito e Quênia) comparado com o mesmo período de 2008.

A montadora saiu da proteção judicial contra falência no dia 10 de julho, encerrando os 40 dias de concordata com a venda de suas principais operações para uma nova companhia majoritariamente controlada pelo Tesouro dos Estados Unidos e com a promessa de recuperar os clientes norte-americanos.

0 comentários:

Postar um comentário