quarta-feira, 29 de abril de 2009

Veja detalhes do plano de reestruturação da GM

Montadora anunciou fechamento de fábricas e corte de empregos.
Empresa quer se concentrar em apenas quatro marcas.

Da Reuters

Foto: Mark Ralston/AFP

GM vai diminuir em 42% o número de concessionárias nos Estados Unidos (Foto: Mark Ralston/AFP)

A General Motors anunciou nesta segunda-feira (27) um novo plano de reestruturação, que abrange uma agressiva redução das dívidas, o fechamento de diversas fábricas e o corte de empregos. O prazo da montadora para completar a reestruturação é até 1° de junho.

Sem os acordos de corte de custos, a GM afirmou que esperava ter de entrar com pedido de proteção à falência. Confira abaixo os detalhes dos passos da montadora em seu processo acelerado de reestruturação.

Negociação da dívida

- Proposta para trocar 27 bilhões de dólares em títulos da dívida atualmente em circulação por ações da GM.

- Portadores de títulos da dívida devem passar a controlar pelo menos 10% das ações ordinárias da empresa após a transação.

- Pelo menos 90% dos títulos em circulação terão de ser oferecidos na transação, para satisfazer as condições determinadas pelo Tesouro americano.

- Mudanças no pacote de benefícios pagos ao sindicato para trabalhadores aposentados e nas condições de conversão da dívida com o Tesouro, que devem resultar em uma redução de pelo menos US$ 20 bilhões.

- Uma redução de no mínimo US$ 44 bilhões no total devido a portadores de títulos, ao Tesouro americano, e ao sindicato de empregados, como resultado das negociações.

- O prazo de cada uma destas propostas e solicitações é 26 de maio.

Tesouro americano

* O Departamento do Tesouro dos EUA devem receber no mínimo 50% das ações ordinárias da GM, em troca de 50% dos títulos em circulação da montadora em 1° de junho, estimada em US$ 10 bilhões.

* O Tesouro indicou estar disposto a fornecer à GM um financiamento adicional de US$ 11,6 bilhões, que a montadora prevê requisitar depois de 1° de maio. Eles já haviam fornecido US$ 15,4 bilhões em empréstimos para manter a GM ativa desde o começo de 2009.

Sindicato de trabalhadores

- Pelo menos 50% das obrigações financeiras ainda devidas pela GM a um fundo de pensão de saúde para trabalhadores aposentados, ou seja, por volta de US$ 10 bilhões, serão extintas em troca de ações ordinárias da GM.

- Depósitos em caixa do valor restante da dívida serão pagos ao longo de um período determinado.

- Ações ordinárias da GM distribuídas ao Tesouro e à United Auto Workers não devem exceder os 89% do total da empresa.

Marcas e concessionárias

- A GM deve centrar esforços em suas quatro principais marcas: Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC. A Pontiac será gradualmente desativada até o final de 2010.

- A GM deve lançar um total de 34 modelos em 2010, em comparação com os 48 fornecidos em 2008.

- A montadora planeja finalizar a produção dos modelos Saab, Saturn e Hummer até o final de 2009.

- Também esperam reduzir o número de concessionárias de 6.246 em 2008 para 3.605 té o final de 2010, o que representa uma redução de 42%. Comparado com o último plano de reestruturação apresentado pela GM em fevereiro, este prevê uma redução de mais 500 concessionárias quatro anos antes do esperado.

Produção, empregos

- O número total de fábricas nos Estados Unidos será reduzido, de 47 em 2008 para 34 até o final de 2010. Até 2012, elas serão 31.

- O número de funcionários horistas será reduzido de 61 mil em 2008 para 40 mil em 2010. No início de 2011, este número deve atingir 38 mil.

- A GM deve cortar os custos do trabalho por hora nos EUA para US$ 5 bilhões em 2010, ante os US$ 7,6 bilhões de 2008.

* A previsão é de que, com essas medidas, os custos estruturais da GM na América do Norte caiam 25%: de US$ 30,8 bilhões em 2008 para US$ 23,3 bilhões em 2010.

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