Carsale - Até 2016, as montadoras norteamericanas terão de produzir carros muito mais eficientes e menos poluentes, que tenham consumo médio de 17 km/l - uma meta audaciosa para um mercado afoito por esportivos, sedãs e SUVs. O anúncio foi feito ontem (19) pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ameaçados, os carros potentes já tentam conviver 'em paz' com o meio ambiente. É o que mostra uma reportagem da revista americana Forbes, que listou os 10 carros velozes e - ao invés de furiosos - econômicos.
A classificação dos carros foi feita com base no consumo combinado (cidade e estrada), potência e torque de cada modelo. O carro com melhor consumo, por exemplo, recebeu um ponto nesse quesito, enquanto o segundo recebeu dois pontos e assim sucessivamente. A pontuação também foi dada para os parâmetros torque e potência. Os esportivos com menos pontos, portanto, se encaixaram na lista dos dez mais eficientes.
O primeiro lugar da lista dos mais econômicos vai para o Porsche 911 Turbo, que apesar de ser equipado com motorzão de 486 cavalos e 63,6 kgfm de torque, percorre 8,3 quilômetros com um litro de combustível. O esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e alcança velocidade máxima de 311 km/h. Num primeiro momento, o consumo do Chevrolet Corvette (8,93 km/l), segundo colocado do ranking, supera o do 911 Turbo. Mas não se engane, pois é preciso considerar o conjunto: o Corvette é menos potente que o alemão, com motor 435 cavalos e 58,6 kgfm de torque. A velocidade máxima também é inferior (290 km/h).
O terceiro mais ecológico é o Lamborghini Murciélago LP640, que tem motor de 640 cavalos, impressionantes 67,2 kgfm de torque e alcança 340 km/h de velocidade máxima. O LP640 faz 4,5 km/l, a mesma média do Ferrari 599 GTB Fiorano (4º no ranking), que entrega 628 cavalos de potência e 61,9 kgfm de torque. Confira a lista completa, que ainda inclui, ao final, dois esportivos elétricos, que antecipam o futuro:
1º - Porsche 911 Turbo
Consumo médio: 8,29 km/l
Potência: 486 cv
Torque: 63,6 kgfm
0 a 100 km/h: 3,7 segundos
Velocidade máxima: 311 km/h
2º - Chevrolet CorvetteConsumo médio: 8,93 km/l
Potência: 435 cv
Torque: 58,6 kgfm
0 a 100 km/h: 4,9 segundos
Velocidade máxima: 290 km/h
3º - Lamborghini Murciélago LP640Consumo médio: 4,46 km/l
Potência: 640 cv
Torque: 67,2 kgfm
0 a 100 km/h: 3,4 segundos
Velocidade máxima: 340 km/h
4º - Ferrari 599 GTB FioranoConsumo médio: 4,46 km/l
Potência: 628 cv
Torque: 61,9 kgfm
0 a 100 km/h: 3,7 segundos
Velocidade máxima: 330 km/h
5º - Aston Martin DB9Consumo médio: 6,59 km/l
Potência: 476 cv
Torque: 61,2 kgfm
0 a 100 km/h: 4,6 segundos
Velocidade máxima: 306 km/h
6º - Porsche 911 Carrera SConsumo médio: 9,57 km/l
Potência: 390 cv
Torque: 42,8 kgfm
0 a 100 km/h: 4,5 segundos
Velocidade máxima: 303 km/h
7º - Ferrari F430Consumo médio: 5,74 km/l
Potência: 489 cv
Torque: 47,4 kgfm
0 a 100 km/h: 3,9 segundos
Velocidade máxima: 314 km/h
8º - Spyker C8Consumo médio: 6,59 km/l
Potência: 405 cv
Torque: 48,9 kgfm
0 a 100 km/h: 4,5 segundos
Velocidade máxima: 301 km/h
9º - Audi R8Consumo médio: 6,59 km/l
Potência: 426 cv
Torque: 43,8 kgfm
0 a 100 km/h: 4,4 segundos
Velocidade máxima: 301 km/h
10º - Mercedes-Benz SLK55 AMGConsumo médio: 7,65 km/l
Potência: 359 cv
Torque: 51,9 kgfm
0 a 100 km/h: 4,9 segundos
Velocidade máxima: 249 km/h
0 comentários:
Postar um comentário