quinta-feira, 14 de maio de 2009

Fiat, Dacia e Hyundai, 'populares' na Europa, escapam da queda nas vendas

Da redação, com agências internacionais

Divulgação

Dacia, marca da Renault responsável por carroscomo o Sandero, está em alta na Europa

Dacia, marca da Renault responsável por carros
como o Sandero, está em alta na Europa

A Associação Europeia de Fabricantes Automotivos (Acea, na sigla oficial) divulgou nesta quinta-feira (14) o balanço de vendas para o mês de abril e o primeiro quadrimestre do ano, que apontam o avanço de marcas responsáveis por modelos mais baratos, como Fiat, Hyundai e Dacia (o braço romeno da Renault) e queda maciça de marcas de luxo, com Mercedes-Benz, BMW e Land Rover.

De acordo com os números da indústria europeia, as vendas da Dacia -- responsável por modelos considerados de baixo-custo, como Sandero e Logan (vendidos também no Brasil) -- avançaram 60,4% em abril, com um total de 23.654 unidades vendidas no continente. A coreana Hyundai registrou aumento de 9,7% (27.454 unidades comercializadas) e a italiana Fiat, 5,4% (99.918).

Por outro lado, a Volkswagen registrou queda de 0,2% nas vendas do último mês, enquanto a Ford teve baixa de 1,5%.

Analistas acreditam que a alta nas vendas de carros populares na Europa é consequência direta do uso de bônus concedidos pelos governos de países como Alemanha, Itália e França, informa a agência "Automotive News Europe". Os incentivos variam de 1.000 a 5.000 euros e estariam motivando os consumidores a trocar carros com mais de dez anos de uso por modelos novos. No entanto, com o orçamento ainda restrito, estes consumidores estariam preferindo modelos populares, deixando carros mais luxuosos encalhados nas concessionárias.

Na conta total, somando os quatro primeiros meses do ano, as vendas na Europa caíram 15,9%, com 4,7 milhões de unidades vendidas. E marcas de maior valor agregado perderam mais: as vendas das alemãs Mercedes-Benz e BMW no quadrimestre recuaram 26,9% e 33%, respectivamente. A britânica Land Rover, de propriedade da indiana Tata Motors, perdeu 45,6%.

Mais uma vez, Hyundai (aumento de 11%, com 108.034 unidades) e Dacia (alta de 6%, com 65.122 carros vendidos), se saíram melhor no começo do ano.

0 comentários:

Postar um comentário