Na última sexta-feira (26), a Tata Motors anunciou ter registrado prejuízo de 520 milhões de dólares no ano passado, o primeiro nos últimos oito anos. Em 2007, a marca ganhou US$ 450 milhões. É claro que a crise financeira mundial ajudou na derrubada dos números, mas não se pode ignorar que as duas maiores compras da história da marca,Jaguar e Land Rover, foram grandes responsáveis pela queda. As duas juntas perderam nada menos que US$ 504 milhões, quase tudo o que teve de prejuízo o conglomerado indiano. Por isso, a Tata anunciou cortes nas duas empresas, para evitar resultados piores em um futuro próximo.
O vice-presidente da companhia, Ravi Kant, informou que no momento serão tomadas medidas apenas para frear as perdas. Turnos de trabalho cortados e produção de componentes em países com mão-de-obra mais barata são apenas algumas das ações da Tata para diminuir a queda. Caso não sejam suficientes, outras medidas podem ser realizadas, como paralisação nas linhas de produção. No entanto, a gigante indiana continua investindo nas marcas e não vai mudar seu cronograma de lançamentos (Land Rover LRX (foto), Jaguar XJ e afins).
A Tata Motors adquiriu Jaguar e Land Rover do Grupo Fordem 26 de março de 2008, assumindo o controle oficial das empresas no dia 2 de junho do mesmo ano. A solução era a ideal: a gigante do oval azul, perto da bancarrota, conseguia dinheiro para sobreviver e salvaria duas marcas de prestígio; enquanto a Tata poderia contar com fabricantes de respeito do lado ocidental do globo terrestre. Um ano depois, porém, parece que a marca indiana ainda não se acertou com suas subordinadas.
0 comentários:
Postar um comentário