quarta-feira, 22 de julho de 2009

Carros de duas portas são aprovados em 'crash-test'

Modelos apresentaram resultados satisfatórios nos Estados Unidos.
Veículos foram avaliados em colisões frontais, laterais e traseiras.


Foto: Divulgação
Crash-test do Ford Focus

Carros de duas portas laterais foram aprovados nos testes de colisão ('crash-test') promovidos pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS, Instituto de Seguradoras para Segurança nas Estradas) nos Estados Unidos.

Os engenheiros do instituto queriam avaliar se modelos de duas portas laterais têm a mesma resistência que os de quatro portas. O resultado foi satisfatório.

"Design e as diferenças estruturais indicam que não podemos aplicar os nossos resultados dos ensaios de carros com quatro portas para as versões de duas portas dos mesmos modelos”, explica David Zuby, vice-presidente de pesquisas do instituto. “Por isso decidimos fazer estes testes para ver como os carros de duas portas protegem as pessoas nas colisões mais comuns."

Foto: Divulgação
Crash-test lateral do Volvo C30


Foto: Divulgação
Colisão frontal do Honda Civic


Os testes foram feitos com os carros compactos Chevrolet Cobalt, Ford Focus, Honda Civic e Scion tC e com o hatch médio Volvo C30. Com bonecos no banco do motorista, os carros foram submetidos a colisões compatíveis a uma batida frontal com um utilitário esportivo. Também foram feitas colisões laterais nos modelos. Um terceiro teste mediu se os apoios de cabeça dos bancos podem proteger os ocupantes de lesões nos pescoço em colisões traseiras de baixa velocidade.

De acordo com Zuby, os carros atingiram os níveis satisfatórios nos testes de colisão. Ford Focus e Volvo C30 atingiram nota máxima nos três testes realizados. Nos testes de colisão frontal, apenas o Scion tC teve nota “aceitável”, os demais foram aprovados com louvor.

0 comentários:

Postar um comentário