quinta-feira, 7 de maio de 2009

GM registra perda líquida de US$ 6 bilhões no trimestre

Volume de negócios da montadora caiu 47% no período.
Companhia tem até o fim do mês para negociar reestruturação.

Do G1, com informações da France Presse e da EFE

Foto: Tony Gutierrez/AP
Tony Gutierrez/AP
Fábrica da GM em Alvarado,
Texas (EUA) (Foto: Tony Gutierrez/AP)

A montadora norte-americana General Motors publicou nesta quinta-feira (7) prejuízo trimestral de US$ 6 bilhões, contra US$ 3,3 bilhões no mesmo período no ano passado, apesar de ser menor em relação aos três últimos meses de 2008 (US$ 9,6 bilhões). Os analistas esperavam uma perda de US$ 11,05 por ação, fora elementos excepcionais, mas o prejuízo ficou nos US$ 9,66.

Assim, o trimestre foi marcado por uma queda de mais de 47% do volume de negócios, para US$ 22,4 bilhões.

Este resultado é publicado num momento em que a montadora tem até o fim do mês para negociar com credores e sindicatos um plano de reestruturação destinado a evitar a declaração de falência, segundo os termos de um ultimato fixado pela administração Obama.

A empresa atribuiu os resultados ruins às "continuadas pressões globais e baixos volumes da indústria do automóvel no mundo todo". Segundo a GM, as perdas refletem a queda de 21% das vendas de automóveis em âmbito mundial.

A GM também afirmou que a perda de receita foi consequência da redução de suas vendas no mundo todo em 903 mil veículos, 40% a menos que há um ano. No entanto, a companhia explicou que a perda de receita em todas as regiões foi compensada por "uma significante melhora dos custos estruturais", que avaliou em US$ 3,1 bilhões.

A maior queda na receita ocorreu na América do Norte, onde a companhia obteve US$ 12,3 bilhões, a metade do valor de 2008. Na região, a fração de mercado da companhia passou de 21,7% há um ano para 17,9%.

Na Europa, a receita da GM foi de US$ 5,3 bilhões - frente aos US$ 9,9 bilhões em 2008 - e sua fração de mercado passou de 9,6% para 8,9%. Na região da Ásia Pacífico, a receita também sofreu graves perdas, ao passar de US$ 5,3 bilhões em 2008 para US$ 2,4 bilhões em 2009. No entanto, sua fração de mercado aumentou de 6,9% para 8%.

Na região América Latina, África e Oriente Médio (Laam), a receita caiu de US$ 4,8 bilhões para US$ 3,4 bilhões, enquanto a cota de mercado passou de 17,6% para 16,9%.

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