Montadora tem 700 concessionários naquele país.
Empresa já reduziu número de lojas nos Estados Unidos.
A General Motors vai notificar nesta quarta-feira (20) seus concessionários no Canadá sobre os detalhes do plano para reduzir a rede de distribuição em 42% no país, como parte do projeto de reestruturação da montadora.
A empresa, que tem 700 concessionários no Canadá, disse em um comunicado que "notificará os concessionários canadenses sobre os detalhes" do plano de consolidação da rede de distribuição, incluindo a identificação dos que não terão o contrato renovado. Os contratos atuais expiram em outubro de 2010.
"O objetivo é conseguir a redução de uma forma ordenada, efetiva em termos de custos e apropriada para o consumidor", informou a montadora.
A empresa afirmou que o principal critério para a seleção dos concessionários foi a concentração "nos principais mercados urbanos, em um esforço para alcançar uma configuração viável em todo Canadá". "O resultado final será uma rede de concessionários mais competitiva com maiores volumes de vendas", explicou a GM Canadá.
O anúncio se produz dias depois que a GM nos Estados Unidos anunciou que eliminará 1.100 concessionários, mediante a não renovação de contratos que expiram em outubro de 2010, ainda dentro de um plano de reestruturação.
A GM, tanto nos EUA como no Canadá, tem até o dia 31 para desenvolver um plano de reestruturação que elimine custos trabalhistas e cargas financeiras para assegurar a viabilidade a longo prazo.
Sem esse plano, a GM não receberá bilhões de ajudas governamentais tanto nos EUA como no Canadá e terá que se declarar em quebra de forma imediata.
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