quarta-feira, 29 de julho de 2009

Volkswagen lança o Polo com câmbio automatizado

Modelo é o primeiro da marca a vir equipado com o câmbio ASG.
Versão batizada de I-Motion parte de R$ 42.580.


Foto: Divulgação
VW Polo I-Motion custa a partir de R$ 42.580 e inclui mais acessórios como itens de série

Depois da GM e da Fiat, agora a Volkswagen passa a oferecer o câmbio automatizado. O modelo escolhido para estrear a tecnologia é o Polo que também serviu de "cobaia" para o primeiro motor 2.0 flex da linha na versão GT, lançada em 2008, e para as versões BlueMotion, com pequenas alterações mecânicas para reduzir o consumo de combustível e a E-Flex que dispensa o reservatório de gasolina.

O sistema automatizado ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox) será oferecido nos modelos hatch e sedan de entrada e nas versões Sportline do hatch e Comfortline do sedan, todas equipadas com o motor 1.6 flex. O Polo I-Motion parte de R$ 42.580, uma diferença de R$ 2.450 para o modelo com câmbio manual de mesma motorização e pacote de itens de série que inclui banco com regulagem de altura, ar-condicionado, computador de bordo e direção hidráulica.

Foto: Divulgação
O câmbio automatizado do VW Polo I-Motion

A Volkswagen disponibiliza como opcional comandos tipo borboletas atrás do volante para as trocas de marchas. O acessório é oferecido junto com o volante multifuncional e rádio MP3 player e acrescenta R$ 1.270 ao valor da versão. O Polo Sedan Comfortline já sai de fábrica com todos os equipamentos e tem preço sugerido de R$ 53.815.

A caixa de câmbio tradicional, de cinco marchas, teve o comando manual substituído por uma central eletrônica que de acordo com a “pisada” do motorista e a rotação do motor transmite comandos aos acionadores eletro-hidráulicos que movimentam a embreagem e fazem as trocas de marchas, por isso dispensa o pedal da embreagem.

A tecnologia ASG foi desenvolvida pela Magneti Marelli Power Train, fabricante responsável pelo o sistema automatizado da Fiat, o Dualogic.

Foto: Divulgação
VW Polo I-Motion

No entanto, segundo a Volkswagen o câmbio ASG foi aperfeiçoado pela engenharia da marca no Brasil e na Alemanha o que levou à substituição de alguns componentes internos, para aumentar a suavidade nas trocas de marcha, um dos pontos mais críticos desse sistema.

De acordo com a montadora, para diminuir os “trancos” as relações da segunda, terceira e quarta velocidades foram reduzidas e somente a quinta marcha permaneceu idêntica a original. “Durante testes verificamos que os saltos nas trocas eram mais perceptíveis durante a troca da primeira para a segunda marcha e da segunda para a terceira”, diz o gerente executivo da Engenharia de Motor e Transmissão da Volkswagen do Brasil, João Alvarez.

O Polo I-Motion é o oitavo modelo fabricado no mercado nacional com o câmbio automatizado. A GM trouxe a minivan Meriva com a tecnologia - que a marca chama de Easytronic – em 2007. No ano seguinte a Fiat lançou o hatch Stilo e, em seguida, o sedã Linea com câmbio Dualogic. Neste mês, a marca italiana passa oferecer a tecnologia também no Palio, Palio Adventure, Siena e Idea.

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